Sarampo apaga memória imunológica do organismo

Atualizado: 25 de jun. de 2020


Uma nova pesquisa desenvolvida na Holanda revela que o sarampo, uma doença infecciosa grave causada por vírus, é capaz de apagar a memória imune, fazendo com que o organismo “esqueça” como combater outras doenças.


O sistema imunológico é responsável por reconhecer agentes agressores e dar proteção ao organismo. Quando entramos em contanto com um vírus pela primeira vez, somos mais suscetíveis a ele, por não conhecer aquele invasor. Porém, nos próximos contatos, o vírus será reconhecido e mais facilmente eliminado.


O sarampo, por sua vez, faz o sistema imune deixar de reconhecer parte dos agentes que já estavam na memória do organismo. Isso foi descoberto após uma pesquisa, realizada na Holanda, com um grupo de crianças não vacinadas de três escolas.


Para a pesquisa, foram coletadas amostras de sangue das crianças antes e após a infecção por sarampo. Essas amostras passaram por testes imunológicos e, assim, os pesquisadores perceberam a diminuição da memória imune.


A vacina é a única forma de se proteger contra o sarampo e evitar tanto a doença como as consequências que ela pode trazer ao sistema imunológico.


📌Notícia:

https://immunology.sciencemag.org/content/4/41/eaay6125.full

https://super.abril.com.br/saude/sarampo-apaga-memoria-imunologica-do-organismo-revela-estudo/


📸Imagem: Pebmed

84 visualizações0 comentário