Inteligência artificial e novos métodos de diagnóstico



Para a correta tomada de decisão sobre o tratamento de uma doença, é de vital importância a realização de um diagnóstico preciso. A inteligência artificial (IA) engloba sistemas computacionais que vão além de simples códigos de programação e que são capazes de simular e obter respostas tendo como base um extenso banco de dados. A inserção dessa tecnologia na área da saúde permitiu o desenvolvimento de uma nova metodologia de diagnóstico para a COVID-19. O teste foi desenvolvido a partir da análise do perfil óptico de amostras de saliva de pacientes suspeitos, positivos ou negativos para a doença. A construção desse banco de dados permitiu a criação de um algoritmo que identifica padrões para cada condição clínica. Uma vez criado e testado, o algoritmo é capaz de interpretar novos padrões e, com base no banco de dados, retornar o diagnóstico.

A interdisciplinaridade da IA representa uma revolução nos diagnósticos de doenças, abrindo possibilidade para que novos bancos de dados sejam criados para diversas patologias.






Dra. Ana Flávia O. Notário

IBTEC

UFU



Imagem: Retirada de <https://www.saudebusiness.com/ti-e-inovao/inteligncia-articial-detecta-sinais-de-doenas-que-humanos-no-podem-enxergar

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo