Genossensor para diagnóstico rápido da Hepatite C


http://www.farmaceuticosdocerrado.com.br/doencas-virais-hepatite-c/

As hepatites virais constituem uma relevante questão de saúde pública no mundo. A Organização Mundial de Saúde instituiu 28 de julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a partir de iniciativa e propostas brasileiras, em maio de 2012. Dentro deste cenário a hepatite C destaca-se por ser uma doença cosmopolita e insidiosa, consistindo na causa mais frequente de doença hepática crônica, sendo considerada um dos principais motivos de transplante de fígado no mundo.

A transmissão do vírus ocorre através do contato com sangue infectado, devido à transfusão de sangue/hemoderivados e exposição percutânea (procedimentos nosocomial, acupuntura, tatuagem, alicate de manicure/pedicure, lâmina de barbear/depilar, compartilhamento de equipamentos para o uso de drogas ou mesmo escovas de dente compartilhadas). Até o momento não existe uma vacina, portanto a eliminação dos comportamentos de risco é fundamental.

Considerando-se a magnitude da hepatite C foi desenvolvida uma plataforma nanotecnológica no laboratório de biossensores (Biosens) na UFU sob a orientação da professora Dra. Ana Graci Brito Madurro. O genossensor projetado detecta especificamente a sequência de ácido nucléico do vírus presente em amostras de soro, complementar à sonda previamente imobilizada na superfície do dispositivo, e o diagnóstico ocorre em 20 minutos. Em suma, o biossensor elaborado é semelhante ao sensor de glicose e tem como proposta o diagnóstico rápido e monitoramento dessa doença.


Danielle Alves de Oliveira,

Doutoranda em Genética e

Bioquímica, INGEB - UFU.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo