Editorial 2/1




Após o sucesso da edição inaugural do Jornal da Biomedicina, a segunda edição vem discutir sobre “O uso Indevido de Medicamentos e Resistência”. Um tema atemporal, controverso e de importância indiscutível.

Em nossa página de capa, a Profa Benvinda Rosalina dos Santos esclarece sobre “O que são drogas”, e os leitores apreciarão a entrevista com o paratleta medalhista Mateus Rodrigues Carvalho, que vai de encontro com esta edição e com os eventos olímpicos e paraolímpicos de 2016.

Em seguida, o Prof Gustavo Ribeiro da Mota nos chama atenção para a problemática do “Doping e a ganância em vencer” nas competições, e os Profs Ana Paula Coelho Balbi e Luiz Borges Bispo descrevem os malefícios do uso abusivo de esteroides anabólico-androgênicos à saúde. A Dra Ieda Cristina Cunha Ferreira e Fonseca alerta sobre os perigos da automedicação, e o aluno do curso de Biomedicina Matheus Henrique Silva adverte sobre os danos causados pelo uso em longo prazo da Cannabis, apesar das aplicações terapêuticas de fármacos isolados desta planta.

Por fim, a resistência de microrganismos patogênicos ao tratamento é abordada pela Profa Cíntia Bittar, que explica a relação entre a variabilidade genética do vírus da Hepatite C em indivíduos infectados e a não resposta às terapias antivirais atuais.

Uma ótima leitura!


Profª Drª Ana Carolina Gomes Jardim

ICBIM-UFU

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo