Doença de Crohn: É preciso conhecer




A Doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória crônica do trato gastrointestinal, que se manifesta igualmente em homens e mulheres e, em grande parte dos casos em parentes próximos (5-20% dos pacientes possuem um histórico familiar da doença). Os sintomas mais relatados na Doença Inflamatória Intestinal, que também inclui a Retocolite Ulcerativa, são cólica abdominal, diarréia, vômito e perda de peso ou enfraquecimento devido à dificuldade na absorção de nutrientes.

Já foram identificados aproximadamente 70 loci/genes de susceptibilidade para a DC, sendo o principal deles o gene NOD2 localizado no cromossomo 16. De maneira geral, os indivíduos geneticamente predispostos apresentam resposta imunológica inadequada na mucosa intestinal frente a diferentes estímulos, levando a um quadro inflamatório exacerbado. Mas na verdade, trata-se de uma doença multifatorial, pois, além dos determinantes genéticos comprovadamente relacionados à DC, fatores imunológicos, ambientais, dietéticos ou infecciosos também podem estar envolvidos.

Ainda não se conhece a cura para a DC. Porém, existe a possibilidade de tratamento com medicamentos anti-inflamatórios, corticosteróides, antibióticos e imunomoduladores que, combinados a uma dieta adequada e prática regular de exercícios físicos, são usados no sentido controlar os sintomas e manter a qualidade de vida. A Doença de Crohn é para toda a vida, mas é importante dizer que mesmo assim é perfeitamente possível conviver bem com a doença.



Profª Drª Paula Cristina Batista de Faria Gontijo

INGEB - UFU

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo